IGREJAS QUE INTENCIONALMENTE FAZEM DISCIPULOS-IIFD

Sonhamos com um movimento de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos (IIFD), a partir de uma aliança de igrejas referenciais que tenham o DNA do discipulado.
Este movimento se baseia em discípulos de um tipo certo. “Certo” em dois sentidos. Em primeiro lugar estão certos e seguros quanto a sua salvação pela graça, sua fé e esses fundamentos e seu chamado para com a Grande Comissão. Em segundo lugar, vivem esse chamado com um compromisso simples, radical e obediente a Jesus de tal forma que são “um tipo certo”. 
A Aliança de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos tem dois componentes chaves. O primeiro é a amizade entre líderes com a mesma mente e coração, compartilhando uma paixão para fazer discípulos de forma intencional. O segundo componente é a liderança de pessoas com esse coração e mente, com uma paixão para catalisar e multiplicar igrejas que intencionalmente fazem discípulos. Com isso, incentivando uma visão ampla de fazer discípulos com modelos diferentes.
Catalisada por Edmund Chan de Singapura, a Aliança Mundial de Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos (IIFD), reuniu mais de 7.400 delegados de 61 países em maio de 2013 em Manila, com mensagens de Ravi Zacharias, Robert Coleman, Randy Pope, Luis Bush, Peter Tanchi, Bill Lawrence e outros. A Aliança Mundial de IIHD promove um discipulado bíblico e intencional nas igrejas locais capacitando-as em sua missão de fazer discípulos.
Estes movimentos começaram em diversos países da Ásia, como Austrália, Rússia, Canadá e Quênia. David Kornfield trabalhando com Edmund, assessora a equipe IIFD do Brasil.

1. Cultura de discipulado. Em tudo o que fazemos, queremos demonstrar e promover uma cultura de discipulado o máximo possível. Isto inclui:
a) Tarefas prévias.
b) Dinâmica de instrução e pequeno grupo. Ter um ritmo instrucional de 20 a 30 minutos seguidos por pequenos grupos de 4-5 pessoas.
c) Pequenos grupos. Tanto quanto possível, com pessoas que já tenham um vínculo e possam continuar caminhando juntas depois. À medida que fazemos algo online, nos esforçamos para usar salas simultâneas no zoom para esse tipo de pequenos grupos.
d) Ouvir a Deus. Apontamos a Jesus ser o discipulador principal de todos nós.
e) Taxa de inscrição. Para que as pessoas valorizem o que estão recebendo.
f) Seguimento. Definir uma estratégia e estrutura. Geralmente andaremos por estruturas existentes para não criar algo novo e pesado. Já que nosso foco principal é pastores, isto inclui estruturas denominacionais, associações de pastores e outras redes de pastores. 

2. Movimento. A visão não é simplesmente semear a visão de fazer discípulos. IIFD não é apenas uma conferência inspiradora. A visão é alimentar um movimento de igrejas que intencionalmente fazem discípulos. Esse movimento é caracterizado por igrejas âncoras e pastores relacionados entre si, contribuindo para o encorajamento e capacitação de outros movimentos e modelos de igrejas saudáveis e discipuladores 

3. Equipe. A partir da equipe nacional de IIFD, a chave para expandir a IIFD é equipes de pastores / instrutores com chamado e graça extra locais que têm e desenvolvem vínculos de assessoria / discipulado com pastores que possuem o DNA do discipulado de alguma forma e desejam crescer nele.

4 - Igrejas âncoras. A IIFD é baseada em uma igreja IIFD âncora comprometida em ser e fazer discípulos desde seu pastor sênior, passando por sua equipe pastoral, todos os ministério até os novos convertidos. Pode ser que haja falhas em sua visão ou prática, mas está com fome e sede de crescer. Enfocamos igrejas âncoras que desejam ajudar outros pastores e igrejas a caminhar na mesma direção. E intencionalmente levantar outras igrejas âncoras IIFD.